OUVIR MÚSICA ENQUANTO TRABALHA AUMENTA A PRODUTIVIDADE?

A questão é antiga: Será que ouvir música durante o trabalho aumenta ou não a produtividade?

Sem haver um consenso, a questão divide as opiniões em dois grupos: aquele que acha que a música apenas desconcentra; e o outro que considera que ouvir música no trabalho ajuda a aumentar a concentração, aliviar o stress e tornar o pensamento mais ágil.

E o que dizem as pesquisas? Estudos científicos concluíram que a música é uma excelente forma de aumentar a produtividade, pois a audição está associada a uma área do cérebro chamada “núcleo accumbens. Quando estimulada, esta região cerebral que é o “o centro do prazer”, ativa o neurotransmissor chamado de dopamina, responsável pela sensação de bem-estar e prazer”.  Afinal, não é à toa que normalmente nos sentimos bem quando ouvimos música que gostamos.

Devemos salientar que nem todas as músicas produzem o mesmo efeito. Quanto mais vontade de cantar ou mais familiar lhe for a música, maior é a quantidade de dopamina produzida e maior também será a sensação de bem-estar. Logo, se a quantidade produzida for excessiva, você pode mesmo acabar por se distrair durante uma atividade.

Dentro desta lógica, ter uma playlist específica para ser executada durante o tempo em que se trabalha, pode mesmo ser a melhor forma de conseguir melhores resultados, aumentando a produtividade.

Benefícios ao ouvir música no trabalho:

Aumento da produtividade nas tarefas longas e automáticas

De  acordo com o Neuroscience of Behavior and Physiology, a música pode ser uma boa forma de aumentar concentração quando o trabalho for automático ou monótono. O estudo comprovou que ao ouvir uma música que se gosta, diminui a probabilidade de errar ou de perder a concentração. O mesmo estudo disse ainda que existe uma maior capacidade de interpretar imagens, letras e números. Os melhores gêneros apontados para estes momentos são o rock e a música clássica.

Combater o stress 

A playlist certa pode ser a melhor forma de combater o stress no dia-a-dia do trabalho. Em especial para situações quando os prazos são apertados ou para quando tem de fazer algum trabalho que requeira rapidez e concentração. Fazer uma pausa durante uns minutos ou ouvir um determinado som enquanto trabalha pode mesmo trazer maravilhosos resultados.

Estimular a criatividade

Nada melhor para acabar com bloqueios criativos que um ambiente descontraído. A música tem este poder de associação, pois transmite a sensação de descontração, estimulando ideias sem a necessidade de sair do escritório.

Logo, ao ouvir uma playlist específica, além de proporcionar uma sensação de prazer, pode torná-lo produtivo! 


Aonde você for, a Quantica.Radio vai estar com você!